2018-06-13

Santo Onomástico: valorize isso na sua vida


Antigamente a comemoração do Santo Onomástico, ou seja, “o santo do seu nome”, era mais celebrado que o aniversário. Claro que isso mudou e boa parte das famílias dos tempos secularizados dão nomes aos filhos provindos dos galãs da televisão, artistas da música, futebol e cinema, etc. Esses costumes caíram em muito no desuso.

O Santo Onomástico é o seu padroeiro e protetor especial. Temos para com ele devoção e buscamos conhecer e nos inspirar em sua missão e tentar nos aproximar do seu exemplo de vida. “É certo que o nome de cada pessoa é sagrado, é o ícone da pessoa, que exige respeito , em sinal da dignidade de quem o leva”, diz o Catecismo (2158). Deus fala mediante as Sagradas Escrituras sobre o nome, quando diz: “Chamei-te pelo teu nome: tu és meu” (Is 43,1) e “o porteiro chama as suas ovelhas uma por uma” (Jo 10,3). Valorize isso na sua vida e, se preferir e for conveniente, diga às pessoas sobre a importância do nome delas, quem foi Maria, José, Pedro, Tiago, Paulo, Lúcia, Ana, etc.

No meu nome, mesmo gostando e tendo o grande orador e pregador “Santo Antônio de Pádua” (13 de junho) e o filósofo, teólogo e místico “Santo Tomás de Aquino” (28 de janeiro), eu escolhi celebrar SÃO MARCOS, evangelista (25 de abril). De tudo o que estudei, observei e senti da sua vida, confesso que muito me identifiquei! Claro, infelizmente minha vida anda longe das pegadas deste homem, mas seu exemplo e participação no mistério da salvação me encanta.

São Marcos não conheceu Jesus pessoalmente, era criança quando passou a conviver com aquele turbilhão de acontecimentos e sua casa se tornou Cenáculo de encontro dos primeiros cristãos, mas se tornou discípulo de Pedro e Paulo. São Marcos foi um grande evangelizador e apaixonado pela “Celebração do Pão”. Suas relíquias estão na Catedral de São Marcos (Veneza – Itália). Ele é representado pelo “Leão” porque começa o seu Evangelho apresentando João Batista, “a voz que grita no deserto”, lugar onde o rugido do Leão tem temor e respeito! São Marcos, rogai por nós!

Antonio Marcos

0 comentários:

Postar um comentário