2018-05-22

Sobre o chamado à santidade no mundo atual


Papa Francisco lançou recentemente a sua mais nova Exortação Apostólica, intitulada GAUDETE ET EXSULTATE – Sobre o chamado à santidade no mudo atual. O documento foi datado do dia 19 de março de 2018, Solenidade de São José, Padroeiro da Igreja. “Alegrai-vos e Exultai (Mt 5,2)” faz referência ao que Jesus preveu aos discípulos.  Os dias não seriam fáceis, mas era necessário viver a fé com decisão e coragem e sem mediocridade. Os próprios contextos exigiriam isso.

O objetivo do Santo Padre nunca foi escrever um “Manual da Santidade”, mas “fazer ressoar mais uma vez o chamado à santidade, procurando encarná-lo no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades, porque o Senhor escolheu cada um de nós para sermos santos e íntegros diante dele, no amor (Ef 1,14”. Ou seja, há problemas que assolam a humanidade e não podem ser ignorados por quem é cristão. Os “mártires contemporâneos” já denunciam isso, mas são tantos que sofrem às margens deste mundo moderno e que precisa do compromisso dos cristãos. Entendamos, por vez, o que é a santidade cristã. Palavras descontextualizadas da vida ou simplesmente repetição de ritos não significam viver a santidade.

                                    

O documento do Papa Francisco é instigante, comovente e empolgante. Suas linhas simples denunciam o que vemos e tendemos a nos acostumar; por outro lado, impulsiona-nos a querer viver o que cremos e professamos, na certeza de que a esperança cristã é maior que toda perseguição. A humilhação é desgastante, mas o Evangelho traduzido na vida é capaz de nos erguer e trazer juntos os outros. “Em todos os lugares e aspectos da existência podemos continuar a crescer e dar algo a mais a Deus.

“Maria não precisa de muitas palavras, nem de esforços em demasia para explicarmos a ela o que se passa conosco”. Ela quer apenas a nossa oração verdadeira. Que o Espírito Santo nos dê sempre o desejo e o testemunho da santidade.

Por Antonio Marcos

0 comentários:

Postar um comentário