2013-12-09

Escolhas que sempre valerão a pena: a vida em Deus!

Na Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, celebrada no Domingo, 08 de dezembro,  o Padre falava na homilia sobre o “Faça-se...” de Maria, o sim que mudou a história da humanidade, a história da nossa salvação. Sua corajosa resposta ao Anjo não dependeu apenas de suas forças, mas, sobretudo da graça de Deus. Todo plano de Deus para nós requer a ação da graça. Também existem os “não” que mudam a história, sobretudo a história pessoal, completou Pe. João (Paróquia de Parangaba, Fortaleza).
   
E eu pensei comigo que de fato existe o “sim” da salvação, do encontro, do amor, da experiência de Deus, da construção de uma nova história pessoal, e o “não” do pecado, da perdição, da desconstrução, da queda e da perda. Num mundo de tantas inconsistências as nossas decisões religiosas, as nossas opções pelo bem, pela vontade de Deus também podem ser levadas de qualquer jeito, como se isso não acarretasse consequências para nós. Na verdade a gente sabe que há escolhas que simplesmente não evidenciam a bandeira da liberdade, que é um dom, mas a bandeira da escravidão. Ou seja, há escolhas que nunca valerão a pena. De qualquer forma, graças a Deus a sua graça e misericórdia podem reconstruir os nossos passos. 

É bom nos depararmos com este tipo de reflexão porque nos ajuda a internalizar o mistério celebrado, as palavras meditadas. Fiquei feliz pelas palavras do sacerdote na Solene Festa de ontem. A cadeia do pecado foi quebrada em Maria porque assim Deus o quis. No entanto, Maria cresceu na fé e caminhou entre luzes e cruzes. A alegria e a dor marcaram a sua vida. A luta e as escolhas pela pureza de vida, pela reta consciência, pelos ideais nobres, pela vida cristã digna não terminam enquanto respirarmos. Peço que Nossa Senhora nos ajude com sua intercessão. Fiquemos com as escolhas que sempre valerão a pena: a vida em Deus!

Ant. Marcos

0 comentários:

Postar um comentário