João Paulo II nos deixou um legado que passa de vida em vida

Escrito Por Antonio Marcos na domingo, março 04, 2012 Sem Comentários

BOTE FÉ: Trechos da homilia do Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Tosi, 03 de março de 2012 - (Parte 1)

Irmãos e irmãs jovens, nós – e vocês particularmente – recebemos um legado com o gesto do papa entregar aos jovens a Cruz (1984) e o ícone de Nossa Senhora (2003). Ela é o símbolo do amor de Deus por nós em Jesus Cristo, amor que se oferta até o fim. Este legado vai passando de mãos em mãos, passando de vida em vida. Acompanha a Cruz o ícone da Virgem Maria, porque ela foi a primeira beneficiada e participante do dom da cruz.

Mas, o que significa receber este legado de João Paulo II? Significa que ele queria que o maior dom do amor de Deus não deixasse de chegar ao coração e à vida das gerações futuras. Este legado é a vida de Cristo e o seu amor. Queria o papa que outros tivessem uma nova oportunidade de despertar na fé. João Paulo II quis que as novas gerações experimentassem da felicidade verdadeira que só Deus pode conceder ao coração do homem. Gerações essas que ele reuniu e a quem se ofertou com todas as suas forças de juventude até a oblação de sua vida como ancião.

Como bem sabemos, todos desejamos a felicidade, e é a juventude a expressão do desejo de viver esta paixão: ser feliz! Esta felicidade nos foi dada em Jesus Cristo. Nele o segredo da vida feliz foi revelado. E, Jesus, morrendo na cruz de forma injusta e vergonhosa, não se arrependeu de acreditar na pessoa humana. Assim, recebendo do Pai o dom da ressurreição, quis que o seu caminho se tornasse o caminho de todos que desejam a felicidade.

Antonio Marcos (Anotações pessoais)