Amar até o fim! É este o significado da Cruz!

Escrito Por Antonio Marcos na domingo, março 04, 2012 Sem Comentários
BOTE FÉ: Trechos da homilia do Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Tosi, 03 de março de 2012 - (Parte 2)

Caríssimos jovens, o papa João Paulo II nos ensinou, através do mistério da vida de Jesus Cristo, que amar é dar a vida até o fim. Jesus pré-anunciou que morreria e sabia que poderia ser incompreendido, mas o fruto da ressurreição haveria de convencer. O legado da Cruz é testamento deixado por Jesus a jamais ser esquecido. É expressão do amor que ama até às últimas conseqüências.

Esse testamento continua sendo passado de geração em geração, e se trata de algo vivido, experimentado. A peregrinação da Cruz é levar o segredo da felicidade aos outros. Num mundo onde as pessoas se enganam na busca da felicidade quando escolhem caminhos ilusórios..., o amor de Deus pelo homem e no coração do homem, expresso no sinal da cruz, mostra-se como o segredo da felicidade.

Por que os jovens são atraídos a esta Cruz? Porque ela representa a vida, não a morte. Representa a vida que venceu a morte, expressão máxima do amor de Deus pelo homem. Por isso quando dizemos que a Cruz é sinal extremo do amor de Jesus, não o fazemos na condição de “pregado e morto”, mas na condição de vivo, ressuscitado, presente no meio de nós e dentro de nós. Ele é o vivente que passou pela cruz!

Meu caros amigos jovens, não esqueçam que a grande revolução humana acontece quando o coração muda do egoísmo para o sentir o próximo, o viver para o outros, porque amar é se ofertar até o fim. É este o significado da Cruz! Aprendemos isto com o testemunho de Jesus que não quis ser servido, mas tornou-se servo dos irmãos, amou ao extremo.  Unir-se a Ele no mistério da sua Cruz é amizade e amor que nos liga misteriosamente aos outros.

Antonio Marcos (Anotações pessoais)