2012-02-09

"Só o riso, o amor e o prazer merecem revanche”

Texto de: Aíla Sampaio, Professora da SEDUC e da UNIFOR e Escritora cearense.

Entre as muitas coisas que aprendi nesses anos, duas estão na primeira página do meu manual de sobrevivência nessa selva chamada mundo dos humanos. A primeira: “Não adianta discutir com quem tem sempre razão; as pessoas só escutam o que querem e entendem como lhes é conveniente”. E a segunda: “só os mais fortes cedem, os fracos não são capazes disso”.

Quem não sabe ouvir críticas, não é capaz de reconhecer erros e limitações, não se reconhece humano; certamente se acha superior a tudo e a todos, considera-se um Deus. Discutir com pessoas que têm essa postura é jogo suicida. É inútil argumentar, elas só ouvem o que o seu coração é capaz de apreender: maldade. Infelizmente, esse tipo é muito comum na sociedade atual: a genética predispôs o comportamento egocêntrico e o mundo o aprimorou. Quase sempre aparecem como cordatas e boas, ‘acima de qualquer suspeita’, vestidas em pele de cordeiro para disfarçar o lobo que trama botes terríveis se contrariadas as suas vontades. São pessoas perigosas, capazes de convencer a todos de que são boas e as outras não prestam... na verdade, transferem para as outras as características que são suas, tudo com traiçoeira sutileza. O pior: elas acreditam no que dizem e tomam suas ‘verdades’ como medida de tudo. É preciso ter cuidado; elas são ruins e nunca desistem de tentar nos convencer de que somos iguais a elas...

Na verdade, quem é ruim acha que todo mundo é ruim; vive como diante de um espelho, vendo-se como a medida do mundo. Como não adianta discutir, como não vale a pena tentar convencer os outros do que ocorre, a postura mais sábia é não se defender, não acusar, deixar que o tempo passe e a realidade se mostre, pois toda máscara um dia cai. O que falam a nosso respeito não muda o que somos, mas diz muito de quem fala... Os fracos continuam a bradar sua fortaleza, arrotar seu poder. Os fortes se recolhem ao silêncio e fazem suas as palavras de Chico Xavier: "Só o riso, o amor e o prazer merecem revanche. O resto, mais que perda de tempo... é perda de vida."

Os cães latem, a caravana passa e a gente continua sendo o que é, independente do que falam ou pensam. E assim caminha a humanidade… pra onde, só saberemos bem depois!

Fonte: Publicado no Blog pessoal de Aíla Sampaio: “DE OLHOS ENTREABERTOS” (“Coisas do manual de sobrevivência emocional”), domingo, 5 de fevereiro de 2012 (O negrito do texto é nosso).

4 comentários:

  1. Não sei exatamente descrever o que este Texto de Aíla Sampaio provocou dentro de mim: um misto de alegria e dor, de silêncio e de canto. Li e reli essas linhas e fui conduzido a um momento de oração. Sinceramente ninguém escreve algo assim tão concreto, tão palpável se não brota do profundo, fruto de uma experiência. Quantas janelas este texto abriu dentro de mim, mas janelas que me transportaram para a certeza de que "Só o riso, o amor e o prazer merecem revanche. O resto, mais que perda de tempo... é perda de vida." Ofereço essas linhas todos os meus leitores e leitoras que, assim como eu, precisavam muito retornar ao segredo do amor e da gratidão, deixando para trás aquilo que não vale a pena. Gratidão à professora Aíla, por seu talento tão impactante. Estou mais feliz depois deste texto na minha vida e acredito que ele gerará em muitos o mesmo sentimento, a mesma experiência de fé!

    ResponderExcluir
  2. Marcos, fiquei emocionada com as suas palavras... obrigada! Um abraço apertado, Aíla

    ResponderExcluir
  3. Professora Aíla Sampaio, que alegria tê-la neste "cantinho tão limitado". Sua presença e resposta são uma honra para mim e para aqueles que gostam de passar por aqui. Obrigado! Suas linhas já são inseparáveis da minha vida. Agradeço a uma de suas alunas na UNIFOR, Luciana Carvalho(Audiovisual e Novas Mídias), por ter me apresentado seu Blog, suas linhas existenciais tão construtivas, tão intérpretes do muito que tenho vontade de traduzir do meu coração. Rezo por sua pessoa, família e vocação!

    ResponderExcluir
  4. Será que Aíla me permite publicar esse texto em meu blog?? Nossa, sei bem como é esse manual de sobrevivencia... Muitos querem realmente nos enganar, lobos em peles de cordeiros.

    ResponderExcluir