2011-11-22

FACULDADE CATÓLICA DE FORTALEZA


            
                 NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Faculdade Católica de Fortaleza, que tem como mantenedora a Arquidiocese de Fortaleza, criada através da PORTARIA MINISTERIAL Nº 1.746, de 22 de dezembro de 2009 e com início de suas atividades acadêmicas em fevereiro de 2010, vem a público esclarecer que esta nova Instituição de Ensino Superior foi avaliada in loco pelo Ministério da Educação no período de 31/05/2011 a 04/06/2011, tendo recebido nota 3 (conceito BOM), já referendado pelo órgão de Regulação da Secretaria de Educação Superior/MEC em 06/08/2011, conforme informação contida no Protocolo Eletrônico do MEC – e-mec. Ressaltamos que o resultado da avaliação, divulgado pelo Ministério da Educação no último dia 17/11/2011 faz parte do ciclo avaliativo dos SINAES, período 2007, 2008, 2009, portanto as Instituições avaliadas foram o ICRE e ITEP, que já deixaram de existir desde dezembro de 2009. A primeira avaliação do ENADE, como Faculdade Católica de Fortaleza, foi realizada recentemente no dia 06/11/2011, cujo resultado sairá posteriormente. A Portaria Ministerial acima citada, que criou a nova Faculdade Católica de Fortaleza, aprovou automaticamente o seu Regimento e Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI referente ao período 2010/2014. Vale ressaltar que, no seu planejamento, as ações para o período preveem a implantação dos novos cursos de Licenciatura em Filosofia, Licenciatura em Ciências Sociais e Bacharelado em Serviço Social. A Faculdade Católica de Fortaleza compromete-se em atender os padrões de qualidade determinados pelo Ministério da Educação para a oferta da educação superior, primando pela formação intelectual de seus alunos, sua produção científica, artística, filosófica, teológica e tecnológica e, principalmente, pelo atendimento às necessidades, aos anseios e às expectativas da sociedade.

Fonte: Publicado no Jornal O Povo (Radar, p. 16), Fortaleza, 22 de novembrode 2011.

2 comentários:

  1. Obrigado Marcos por ter colaborado com a verdade colocando esta nota esclarecedora. Você não imagina quanta gente vibrou com a primeira notícia dando conta de que a Faculdade não poderia ofertar vestibular para o próximo ano. Mas uma maioria enorme vibrou com esta nota de esclarecimento, porque a FCF tem credibilidade na sociedade cearense.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço, querido irmão, Pe. Almir, pela sua presença aqui no blog e seu comentário. Estou na FCF desde 2003 e caminho para a conclusão do Bacharelado em Teologia, o que se dará, se Deus quiser, em junho de 2012. Tenho visto "com meus olhos e coração" o quanto crescemos em todos os aspectos ao longo desses anos, pincipalmente depois da fusão ITEP-ICRE, sendo criada a FCF, o que muito me deixou feliz. Sou testemunha da riqueza de valores aprendidos nesta Instituição de Ensino. A Filosofia e a Teologia me foram dois universos apresentados pela Faculdade, de forma responsável e bastante proveitosa. Evidentemente, o que mais fez o Corpo Docente, além de comunicar e refletir, foi a construção junto comigo da experiência do saber. A arte da pesquisa, o interesse pelos livros e pela produção responsável do que fui aprendendo em sala de aula. Tudo isto foi trasnformado em experiência de vida, apostolado e serviço à Igreja, serviço à evangelização, como este Blog é um desses frutos. Orgulho-me de ser aluno da Católica. Ao concluir o Bacharelado em Teologia,sei bem,a gratidão ficará para sempre. Confesso, acredito sem presunção, mas com humildade, que o que aprendi da Filosofia e da Teologia, principalmente, faz-me em condições de trocar experiências com qualquer aluno das mais famosas Universidade do Barsil e do Exterior. "Ralei" muito para chegar até aqui, sendo hoje um instrumento para o povo de Deus. Devo tudo a esta Faculdade e agradeço pela oportunidade de nela ter sido formado para a vida como Leigo Católico. Detesto falar de meus méritos, porque é sempre um perigo para o orgulho, mas quando as pessoas me perguntam: "És inteligente, onde aprendeste tudo isto?" Aprendi na Comunidade Católica Shalom, na qual fui membro da CV e Seminarista, e na Faculdade Católica de Fortaleza, de onde recebi toda a formação Filosófica e Teológica. Devo tudo a estas duas realidades. Aliás, "os padres do Shalom", na sua maioria, homens de um saber invejável, foram alunos da Católica, onde nela se encontram hoje mais de 30 seminaristas. Parabéns FCF. Eu acredito na sua seriedade! Eu faria tudo de novo!

    ResponderExcluir