2011-05-01

Paz a vós ou, simplesmente, shalom!

Bastante significativa e providencial é a meditação do Evangelho de São João 20, 19-31 neste 2º Domingo da Páscoa, também chamado de “Domingo da Misericórdia”, exatamente o dia da beatificação de João Paulo II. Para quem não sabe, este texto bíblico constitui o “mistério cristológico” da Vocação Shalom, ou seja, a Palavra que fundamenta o Carisma da Paz.

“Ao encontrar os discípulos no Cenáculo, Jesus Ressuscitado disse-lhes: Paz a vós ou, simplesmente, shalom! Em Jesus, esta saudação é uma real comunicação da Paz, ou seja, de toda sorte de bênçãos espirituais e materiais, a felicidade perfeita que o Messias nos traz. É, enfim, o anúncio e a doação da salvação plena (...). Ao doar a Sua paz aos discípulos, o Ressuscitado que passou pela cruz e que, por isso, traz as marcas gloriosas, enviou-os ao mundo em Seu Nome e lhes deu o Seu Espírito para implantar, com o Seu poder, esta paz no coração de cada homem e de toda a humanidade” (Trecho dos Estatutos da CCSh).

Bendito seja Deus por tamanha providência, o que faz com que todos nós que amamos o dom shalom exultemos de alegria. Foi aos pés de Pedro que nasceu a Comunidade Católica Shalom, exatamente naquele dia 09 de julho de 1980, em Fortaleza, quando Moysés Azevedo se apresentou diante do papa Woityla e ofertou sua juventude e toda a vida para evangelizar. Hoje, 1º de maio, beatificação de João Paulo II em Roma, a Igreja medita o mesmo Evangelho que corresponde ao mistério da vocação, Deus é sábio em suas ações.

Também neste dia Moysés Azevedo se encontra aos pés de Pedro, papa Bento XVI, celebrando com gratidão a misericórdia de Deus. Certamente com ele toda a Vocação Shalom renova o propósito de ir a cada homem e a cada mulher, a exemplo de João Paulo II, e proclamar: “Paz a vós ou, simplesmente, shalom! Cristo é a nossa paz! (cf. Ef 2,14).

Antonio Marcos

0 comentários:

Postar um comentário