2011-05-08

O dom da maternidade como caminho para a vida


O Salmista canta neste dia: “Vós me ensinais vossos caminhos para a vida; junto de vós felicidade sem limites!” (Sl 15/16). O júbilo e a gratidão aqui expressas, obviamente, são dedicados ao Senhor, o nosso refúgio, aquele fora do qual não podemos achar nenhum bem. Entretanto, essas palavras do salmista não ficam muito distantes da vocação de ser mãe. Elas não são Deus, mas, quando de reta consciência desejam unicamente o bem e a felicidade dos filhos, agem como representantes de Deus, têm autoridade espiritual e moral, são colunas no lar, direção, apoio, janelas para a vida e para o céu. É belo contemplar o lugar da maternidade na Palavra de Deus: “A mãe nunca deve ser alvo da insensatez do filho” (cf. Pr 10,1) e “o filho acumula um tesouro quando glorifica a sua mãe” (cf. Ecle 3,4). Da mesma forma, “ainda quando nossos pais perdem a razão lhes devemos indulgência, como ainda nunca insultá-los pelo fato de estarmos em pleno vigor” (cf. Ecle 3, 12-13). Quisera Deus que nós, os filhos da modernidade, não nos distanciássemos desse ensinamento fundamental acerca da sacralidade do dom da maternidade. Felizes aqueles que tiveram a oportunidade de serem educados no caminho para a vida, para a felicidade sem limites, através do amor e dos cuidados de sua mãe. Lembremos: Nossa família e nossos pais, nossa mamãe é a melhor que Deus nos Deus. É a ela, com suas fraquezas, erros, omissões e limites, que devemos amar, e amar de todo coração como expressão de gratidão e respeito a Deus e à missão da maternidade. Reze neste dia, de forma particular, pelas mamães e filhos que precisam viver o perdão, quebrar o desamor e a indiferença, aproximarem os corações, vencerem o ódio e reviverem em Deus na certeza de que nós os filhos somos devedores eternos aos que nos deram a vida, ainda que não tenham nos amado, pois não há acidentes nos desígnios de Deus. Obrigado meu Deus, pelo caminho para a vida me ensinado por uma pessoa tão limitada, minha querida mãe, mas a melhor mãe, dom do teu coração.
Feliz Dia das Mães aos amigos deste espaço de fé! Nossa Senhora, Virgem Theotókos, Mãe de Deus, nos ensine o caminho para a vida, o caminho do Seu Filho Jesus Cristo.
Antonio Marcos

0 comentários:

Postar um comentário