2011-03-07

A Palavra de Deus: caminho para a felicidade!


Na grande riqueza que são os cursos ministrados no Renascer em cada ano, está sempre a novidade do Espírito Santo em nos falar sobre realidades essenciais à nossa vivência cristã. Por isso os temas dos cursos não são questões complicadas, mas que dizem respeito a cada um de nós, fiéis pela graça de Deus, mas que tantas vezes esquecemos que somos pó, falhos e que não existe a felicidade fora de Deus. O curso ministrado pelo Pe. Dênys Lima, sobre a Palavra de Deus, é por assim dizer a pérola, exatamente porque traz o que é óbvio: fazer a memória do valor do método de oração milenar na Igreja, a Lectio divina, e, o mais importante, aprender a fazê-la para desejar conhecer a Deus, seu projeto de felicidade para nós. Sem a Palavra de Deus não podemos pensar um caminho de felicidade!

O papa Bento XVI afirma maravilhosamente: “A Palavra de Deus já não é apenas audível, não possui somente uma voz; agora a palavra tem um rosto, que por isso mesmo podemos ver: Jesus de Nazaré” (cf. Verbum Domini, 12). Através da passagem bíblica de São Lucas 15, 11-32 (Filho pródigo), é possível refazer o nosso itinerário na redescoberta dos passos da Lectio divina (Leitura, Meditação, Oração e Contemplação), assim como é possível transformá-la em salvação para os outros, exatamente pela nossa experiência com a misericórdia de Deus. “Quem não volta para Deus é quem sempre perde”, dizia Pe. Dênys. Da mesma forma que não ajudamos as pessoas a voltarem para a fonte da Palavra de Salvação, que é Jesus, se não soubermos reconquistá-los. “Ninguém volta sendo acusado, mas quando vive o choque do encontro de sua vida com o amor de Deus, com a misericórdia e a acolhida”.

“Não é fácil voltar, não é fácil cair em si mesmo, pois tem sua parcela de dor e humilhação, mas se formos humildes e confiarmos na graça de Deus, seremos refeitos, porque os homens podem desistir de nós, mas o Pai nunca perde a esperança de que um dia a gente apareça ao longe, mesmo cansado, humilhado, sofrido, desanimado... Deus sonha com a volta do filho!” Impossível não se emocionar com essas palavras do Pe. Dênys. A Palavra de Deus tem essa força transformadora nas nossas vidas. Ela nos leva para dentro do coração misericordioso de Jesus e nos faz outra vez entrar na via da santidade. É o retorno, necessário retorno para a felicidade, para a casa da misericórdia, para a festa gratuita do Seu amor.

Antonio Marcos

0 comentários:

Postar um comentário