Que nos falte tudo, menos a Eucaristia!

Escrito Por Antonio Marcos na sábado, janeiro 08, 2011 Sem Comentários

Somos testemunhas do vazio que nos sobrevém quando nos afastamos da Eucaristia. Por mais que tenhamos nossas justificativas, nada deveria nos roubar do alimento eucarístico. O prejuízo de se estar privado dela é infinitamente maior do que a dor de Santa Teresa de Ávila em ter se afastado da oração. Os santos encontravam na Eucaristia exatamente o sustento, a força e o alimento espiritual, especialmente quando lhes chegavam a aridez da alma, a secura da oração. Infelizmente nós, filhos da modernidade, estamos sufocados pelos compromissos e amordaçados pelo comodismo.
Diz-se que as novas gerações não vão mais à Santa Missa. Não é verdade absoluta! No entanto, é bem verdade que em muitos ambientes a Santa Missa parece mais apenas um lugar de súplicas por dinheiro para se fazer essa e aquela obra, como até a homilia ganha tal conotação. Também algumas homilias são pesadas ou superficiais, não dizem nada por nada. Em tempo de distrações e valorização da estética, o ambiente da celebração da Eucaristia precisa do mínimo favorecimento do silêncio, o zelo e piedade na preparação e acolhida dos fieis. Depois, quem a celebra, padre e fieis, o façam com alegria e desejo.
Pois bem, como já disse, bom seria que nada nos afastasse da celebração da Santa Missa, mas isso não acontece infelizmente com muita gente de boa intenção, e precisamos reconquistá-las. Cada Missa tem o poder de nos recriar, de injetar em nós alegria e esperança, de reconstruir nossa vida e redirecionar o caminho porque a graça de Deus age independente do lugar, da fraqueza do padre celebrante e das circunstâncias desfavoráveis. É lá que somos alimentados pela Palavra de salvação e pelo pão da vida eterna. É lá que aprendemos a comunhão fraterna. Que nossas dores, decepções, sofrimentos e necessidades não nos afastam da Eucaristia, pois nesta vida tudo pode nos faltar, menos a Eucaristia!   
Antonio Marcos