2010-12-02

A Coroa do Advento

O Advento marca o início do ano litúrgico e corresponde às quatro semanas de preparação do Natal do Senhor. Usa-se a cor roxa e recomenda-se a cor rósea no III domingo do advento (gaudere = alegre espera). As personagens bíblicas que mais aparecem neste período são: O Profeta Isaías, João Batista e Maria.

Durante este período se usa a Coroa do Advento ou a Guirlanda, que é colocada ao lado ao altar nas celebrações litúrgicas, e é feita com ramos verdes de pinheiro ou cipreste, envolvido em fitas vermelhas. Nesses ramos são colocadas quatro velas, representando as quatro semanas do Advento, podendo de ser de cores variadas ou seguir a tradição da cor roxa, própria do tempo do advento. A coroa simboliza o fato de Jesus ser Rei do Universo e os ramos verdes lembram a eternidade de Deus. Muitas famílias também usam nas portas de suas casas. Em cada domingo do Advento acendemos uma vela da coroa do Advento e lembramos:

1ª vela: Os profetas do AT que falaram da vinda e profetizaram o nascimento de Jesus;
2ª vela: João Batista, o último dos profetas, que preparou a vinda de Jesus;
3ª vela: Jesus Cristo virá para julgar os vivos e os mortos e edificar o seu reino;
4ª vela: Deus está em nosso meio sempre que ouvimos a sua Palavra.

O Advento não é um tempo de festa, mas de alegria moderada e preparação para receber e doar Jesus ao mundo, como fez Maria, grávida, esperando seu Filho Unigênito, para depois doá-lo ao mundo.
 
Fonte: Dom Irineu Roque Scherer. Meditações para reavivar a esperança, Vol. II (O Ano Litúrgico), 2008.

0 comentários:

Postar um comentário