2010-11-21

O Reino não é salvar a si mesmo, é dar-se livremente pela salvação dos outros


“Na Solenidade de Cristo, Rei do Universo, de forma especial, é a Palavra de Deus que mostra como Jesus é Rei”, foi o que afirmou na homilia desta manhã de Domingo, o nosso querido Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Tosi. Deus Soberano quis se tornar humano e se entregar por nossa salvação. Foi exatamente na cruz onde mostrou por excelência o que é o Seu Reino, Reino de amor. O Reino não é salvar a si mesmo, é dar-se livremente pela salvação dos outros (cf. Lc 23, 39), é difundir a felicidade do Reino e ajudar os homens a ter participação na vida divina.
Outrora essa felicidade fora dada ao homem, mas ele a negou escolhendo por si mesmo os seus próprios caminhos. Agora, no mistério do Seu Filho Jesus Cristo, o Amor do Pai, mistério encarnado e ofertado na cruz, quer ajudar os homens a escolherem de novo, na inteligência e liberdade, o Reino de Deus, a felicidade de viver na Sua presença. Eis a certeza absoluta conquistada por Cristo: o homem pode viver com Deus! Este Deus se fez homem para elevar o homem a Deus.
Hoje também - acrescentou Dom José Antonio - , na Solenidade de Cristo Rei a Igreja celebra o Dia do Leigo, ou seja, de todos os batizados que procuram viver a fé mais perto uns dos outros, comprometidos na difusão do Reino de Deus. Somos chamados a sermos Sal e Luz da terra, medida de fermento na massa, sinal vivo da presença do dom de Deus em todos os lugares do mundo. Nossa presença entre os outros indica que não estamos sozinhos e que não caminhamos destinados ao abismo, mas à felicidade eterna. Testemunhamos que vivemos dos valores e da força da ressurreição.
O Reinado de Cristo foi vitorioso na cruz e na ressurreição, mas vai se mostrando gradativamente nas pessoas que vão aderindo à fé e ao seguimento de Cristo. Reinar com Cristo é penetrar nos corações dos homens, a começar dos que convivem conosco e trazê-los para a experiência do amor de Deus que transforma toda a vida. A partir desta experiência passamos a enxergar mais nitidamente tudo o que é Reino de Deus no meio de nós, dentro do nosso coração e na vida dos outros.
Por Antonio Marcos 

0 comentários:

Postar um comentário