2010-10-18

Na perspectiva de Deus não existe acaso...


“O que não se encontrava no meu projeto estava inscrito no projeto de Deus. Quanto mais tais acontecimentos se apresentam, mais viva se faz em mim esta convicção ditada pela fé de que, na perspectiva de Deus, não existe acaso, que minha vida inteira até nos seus detalhes já está traçada pelos planos da divina providência e que ela é um encadeamento lógico e perfeito aos olhos de Deus que tudo vê” (Santa Edith Stein).

Achei um bilhete dentro de um dos meus livros, o qual me foi entregue no ano de 2003 e que trazia este pequeno texto de Santa Edith Stein, o que muito me tocou após relê-lo neste tempo. Parece ser um texto favorável ao “determinismo”, o que não é verdade, principalmente por se tratar de uma filósofa convertida ao Cristianismo e que ofertou sua vida pelos irmãos judeus nos campos de concentração nazista. Na verdade é um texto belo por se falar do que a fé é capaz de produzir nas nossas vidas, não algo pronto, mas que vai se construindo, sobretudo, com os acontecimentos. Esta fé não anula as nossas fraquezas e erros, não sufoca a nossa liberdade de decidir pela vontade de Deus ou recusá-la, mas esta fé nos ajuda a compreender que “tudo concorre para o bem dos que amam a Deus”.

Antonio Marcos

0 comentários:

Postar um comentário