2010-10-12

Mãe Pretinha de Aparecida, rogai por nós!


“Quando temos fé contemplamos as coisas impossíveis da parte de Deus”, disse nosso arcebispo, Dom José Antônio, na Santa Missa de abertura pelo dia festivo de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário dedicado a ela aqui em Fortaleza. Este também foi, sem dúvida, o testemunho daqueles três pescadores (Filipe, Domingos e João Alves), nas águas do Rio Paraíba em 1717, ao colherem a imagem da Virgem Maria. Com tal acontecimento puderam contemplar da parte de Deus o milagre de uma pesca frutuosa. Daí também o significado do nome “Aparecida”.
De lá até aqui bonitos foram os sinais da providência divina, sempre auxiliados pelos cuidados de Nossa Mãe Pretinha de Aparecida (como costumo chamá-la): a fé devocional de uma nação inteira para com a nossa Padroeira e o orgulho por termos um dos maiores Santuários Mariano do mundo, uma belíssima Basílica, casa da Virgem da Conceição Aparecida, na qual já esteve dois Sumo Pontífices. Não temos dúvida das intervenções milagrosas da intercessão da Mãe de Deus e Nossa Mãe na vida do povo brasileiro. Aquela imagem escurecida pela lama do Rio Paraíba era um sinal claro de que Deus queria comunicar uma mensagem sobre fraternidade, justiça social e paz. A Mãe Aparecida nos comunicava que não era da vontade de Deus as divisões racistas de um país onde muitos escravizavam os filhos negros e matavam os índios, que concentravam o poder e roubavam as nossas riquezas. Maria nos lembrava mais uma vez que seu Filho e Senhor, Jesus Cristo, fez-nos irmãos no mistério da cruz, portanto, não podemos viver divididos.
Onde quer que esteja a presença de Nossa Senhora os frutos são sempre contemplados de forma feliz, porque esta linda Mãe “está disponível a nos socorrer se o brilho do mundo nos seduz a abandonar a estrada para o céu” (como canta a Igreja no Hino das Vésperas). Também o Hino das Laudes diz: “Quem poderia narrar o teu amor sempre novo e as graças que concedeste ao nosso povo?” Sim, só a fé pode fazer tal narração, ao menos para o coração, porque as graças de Deus são incontáveis. Neste dia suplicamos à Imaculada Conceição Aparecida que interceda pelos graves problemas do Brasil, por este período eleitoral, pelos candidatos já eleitos, pelos dramas dos nossos irmãos e, sobretudo, por nossas crianças. Sejam elas preservadas do abandono, da fome, do analfabetismo, do trabalho escravo, das drogas, da prostituição, da violência sexual e de todo tipo de desamor. Só nos resta pedir com fé para que também o impossível da parte de Deus aconteça nas nossas vidas: Mãe Pretinha de Aparecida, rogai por nós!  
Antonio Marcos

0 comentários:

Postar um comentário