Deus concluirá em vós a obra que iniciou!

Escrito Por Antonio Marcos na domingo, outubro 31, 2010 1 comment

“Disto estou seguro: aquele que começou em vós uma obra nova, a levará a termo até o dia de Cristo Jesus” (Fl 1,6). Na sexta-feira passada, meditamos na Liturgia da Palavra este texto bíblico da carta de São Paulo aos Filipenses. Um texto, por sua vez, rico de significado e que nos possibilita uma hermenêutica comunitária e também pessoal na relação com o mistério da eleição de Deus nas nossas vidas. Após meditá-lo passei o dia conservando-o na memória do meu coração, como se rezasse silenciosamente em cada parte do dia.

Providencialmente, no final daquele dia, eu chegava à Casa do Volta Israel (Casa da Comunidade de Vida Shalom que trabalha com dependentes químicos, Eusébio) para lá permanecer o final de semana, visitar meus amigos, conviver com os internos, reviver um pouco da experiência como o foi no ano de 2007, quando estava lá como missionário. Tamanha foi a experiência que me trouxe abundantes alegrias à minha alma. Conversei bastante com alguns deles, visitei a sala de ícones, da informática, a horta, a oficina de mosaicos, a academia e o auditório onde, no dia do sábado pela manhã, eles assistiam ao DVD com palestra do Pe. Leo (Canção Nova, “de feliz memória!”).

Um dos internos me partilhou da sua luta para vencer a dependência química, dos estragos que o crack provocou na sua vida e da sua família, o afeto destruído, o abandono, mas, graças a Deus, surgiu uma luz no fim do túnel, a esperança voltou por ter encontrado quem acreditasse na sua mudança de vida. Com os olhos cheios de lágrimas agradecia à Comunidade Shalom pela oportunidade de não só estar ajudando-o a sair das drogas, mas por ter lhe proporcionado a grande graça de conhecer o amor de Deus, a fé, a Igreja, a vida de oração, a Palavra de Deus e Nossa Senhora. Após escutá-lo, contei-lhe um pouco das minhas superações na vida e o encorajei a concluir o tratamento e permanecer perseverante na graça de Deus. Lembrei a ele exatamente o versículo da Palavra do dia: “Deus concluirá em vós a obra que iniciou!”

Na hora da celebração da Palavra do sábado (Capela do Volta do Israel), na meditação do Evangelho, Elâine (FC) falou da necessidade de procurarmos viver a humildade, de confiar que Deus conhece a “verdade do nosso coração” e que não esquecêssemos de que Ele nos prometeu que concluirá em nós a Obra que iniciou com suas próprias mãos. Lembrei dos meninos do Volta Israel, lembrei das tantas vezes em que estive ali na frente dizendo a eles: Coragem, não desistam de acreditar na obra de Deus! Agora eu estava lá também ouvindo junto com eles: “Deus concluirá em vós a obra que iniciou!”

Visitar o Volta Israel foi uma experiência de renovação interior, de renovação da confiança no amor de Deus e nos seus desígnios para com "as nossas vidas!" Ah, à noite assistimos juntos um filme policial e foi tão legal perceber que o amigo, mesmo traído pelo companheiro que dizia amá-lo, não abdicou de seus valores, arriscando tudo para salvaguardar a verdade de sua consciência, outra grande lição “para nós!”. Obrigado Senhor!

Imagem: Odeísa e Elâine (Consagradas na CVSh, Volta Israel), amigas.

Antonio Marcos