Comunidade Católica Shalom: nenhum povo recebeu tanto carinho!

Escrito Por Antonio Marcos na sexta-feira, julho 09, 2010 1 comment

Celebramos hoje o dia de Ação de Graças pelo aniversário da Comunidade Católica Shalom. São 28 anos de abundantes frutos na vida da Igreja (em 2012, 30 anos). Do coração de Deus brotou o dom Shalom e Sua misericórdia foi sempre favorável em sustentar e tornar fecundo este Carisma de Paz. Daquele pequeno grão a providência divina cuidou de fazer crescer e transformá-lo numa árvore frondosa, capaz de oferecer sombra para os homens de hoje, especialmente aos mais cansados e infelizes. Não há outra palavra para definir este dia se não gratidão a Deus!

Gratidão pelos primeiros chamados, pela coragem e, sobretudo, pela fé. Os passos dados na fé foram sempre uma marca visível na Comunidade Shalom. “Por mais que se conte e recorde é difícil compreender o sustento da graça que tivemos para dar passos que comprometeriam toda a nossa vida e futuro, e isto sem nenhuma segurança humana, baseado somente na segurança que vem da fé”, diz o Fundador (Escritos Shalom, Carta à Comunidade 2005, 03).

A fé que sempre marcou a vida da Vocação Shalom, traz os traços da vida do fundador, um homem de intensa confiança em Deus e fervor apostólico. Ele, Moysés Azevedo, é sempre incansável em dizer: “Sou inocente da fundação da Comunidade Shalom! Nunca pensei em fundar nada. Absolutamente não tinha nenhum plano em meu coração acerca do Shalom. A única coisa que eu mais queria era viver com radicalidade o Evangelho, e nada mais! Portanto, sou inocente e esta obra é de Deus. Ele é o inspirador e o responsável primeiro pelo Carisma Shalom!” . Gratidão pelos que vieram depois dos primeiros, pois também ajudaram a “construir o rosto da Comunidade que hoje contemplamos”."Gratidão pelos que passaram pela Comunidade Shalom e, por circunstâncias que só cabem ao coração de Deus perscrutar, escolheram caminhos diferentes, destas faces nos lembramos, com carinho, respeito e gratidão” (cf. CC05, 07). "Gratidão aos “irmãos mais novos, que com entusiasmo comprovam para nós, os mais antigos, o frescor do Carisma que atrai a tantos e que ainda atrairá incontáveis homens e mulheres que seguirão Jesus no Caminho da Paz” (cf. CC05, 06).

Gratidão à Igreja que acolheu o dom de Deus, cuidou de fazer crescer, nutriu com a vida cristã e presenteou ao mundo como um caminho seguro para qualquer homem e mulher que se disponha seguir Jesus Cristo e são marcados por esta eleição, da Obra Shalom aos que são chamados a uma vocação específica. Neste dia, celebramos os feitos de Deus, as suas maravilhas. Cantamos hoje com toda a Igreja, por meio da Oração das Laudes,  a verdade de que “nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos” (Sl 147/b). Pedimos ao Senhor, rezando com o Salmista e como Comunidade: “Dai-me de novo a alegria de ser eleito e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vossos louvor” (Sl 50/51).

Obrigado, Senhor, pela Comunidade Católica Shalom, pelo que realizaste na minha vida por meio dela. Os meus olhos viram, minhas mãos tocaram, o meu coração viveu de perto e ainda vive, pela comunhão e pelos laços do amor, o mistério da Tua graça na vida deste Carisma de Paz. O que sou, sei e tenho eu devo à Tua graça que agiu na minha vida por meio do Carisma de Paz. Santa Teresa de Ávila e São Francisco de Assis, rogai por nós! Parabéns a todos que fazem parte do dom Shalom! E a Ti, querida Mãezinha, Virgem Maria, celebramos este dia junto de Ti, a quem agradecemos pelos cuidados que tiveste com este Carisma. Todos que amamos o dom Shalom somos felizes, pois, verdadeiramente, nenhum povo recebeu tanto carinho da parte do Senhor!

Antonio Marcos