Crescer no amor

Escrito Por Antonio Marcos na domingo, junho 13, 2010 Sem Comentários
Se crescermos no amor de Deus, não lançaremos expectativas absurdas sobre os outros. Quando falo crescer no amor, refiro-me exatamente à ascese que tem que passar o amor humano. Evoluir do Eros ao Ágape (ao amor de altruísmo), não significa “destruir o Eros”, mas fazê-lo passar a níveis mais elevados. Isso nos fará distinguir o “Amor” dos “amores modernos”. (Vale aqui uma leitura da Encíclica “Deus Caritas Est”, do Papa Bento XVI).

Não precisamos sair por ai mendigando o amor dos outros. Isso nos desvaloriza e nos deixa à margem da compreensão de quem somos. O amor é um dom, um mandato do Senhor, uma missão, uma conquista e uma escolha. Por outro lado, podemos ir além no exercício do amor, principalmente nas situações de dor e frustrações, perseguições e indiferença. Crescer no amor é uma necessidade vital e que nos projeta para sermos livres, termos maior liberdade interior e não estar prisioneiros dos sentimentos e temperamentos dos outros. Ninguém dá o que não tem, portanto, cresçamos no amor para com os próximos e para com os que, por um desígnio da providência de Deus e não por acidente, passam em nossas vidas.

Peço sempre a Deus a graça de amar os que me são caros, mas peço também, principalmente, a graça de “amar no Seu amor” os que não conheço. As vezes não quero dar a vida pelo meu irmão, muito menos pelo meu inimigo. No entanto, não posso dizer que o amor “ao desconhecido e ao meu inimigo”, seja impossível para mim. O amor é uma escola, dizia João Paulo II. Quero crescer e amadurecer neste amor. Ele se traduz e cresce nas pequenas coisas do cotidiano, nas minhas atitudes e opções quando alicerçadas na consciência reta e na fé em Deus.

Antonio Marcos